Quem é o primogênito de toda criação, Yeshua ou Israel???

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quem é o primogênito de toda criação, Yeshua ou Israel???

Mensagem por azzi em Dom Jun 16, 2013 8:05 am

Shalom!

Certa vez fui questionado:


Quem é o primogênito, Yeshua ou Israel???
Yeshua é o unigênito ou é o primogênito???
Temos dois primogênitos, Yeshua e Israel???


No AT Israel é o primogênito:
(Êxodo 4:22) - Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu PRIMOGÊNITO.

No NT Yeshua é o primogênito:
(Colossenses 1:15) - O qual é imagem do D’us invisível, o PRIMOGÊNITO  de toda a criação;

No NT Yeshua é o unigênito:
(João 3:16) - Porque D’us amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho UNIGÊNITO, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Minha resposta foi esta:

Com relação a este versiculo:
(Êxodo 4:22) -...Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu PRIMOGÊNITO.

Ser IGUAL, ser SEMELHANTE e ser DIFERENTE, são três significados bem diferentes, por exemplo, se eu tenho duas bolas perfeitas de 1 metro de altura eu digo que elas são IGUAIS porque elas são bolas perfeitas e tem alturas IGUAIS, mas, se eu tenho uma bola perfeita de 1 metro de altura e outra bola perfeita de 2 metros de alturas, eu digo que elas são SEMELHANTES, ou seja, PROPORCIONAIS, porque, embora sejam bolas perfeitas, elas tem tamanhos diferentes. Agora, se eu tenho duas  laranjas eu digo que elas são DIFERENTES porque elas variam de tamanho e forma ainda que esta variação seja muito pouca, ou seja, são DIFERENTES uma com relação a outra.

Ser Pai de Yeshua (=Origem da Palavra de D’us) e ser Pai (=origem) da criação e salvação são dois significados bem diferentes. Por exemplo, se eu, um ser humano, gerar (não criar) um único filho, eu passo a ser geneticamente Pai e meu filho é o único geneticamente humano como eu sou, ou seja, meu filho é a IMAGEM E IGUALDADE da minha natureza, o unigênito.

Agora, a partir do momento que eu e meu filho genético criamos (inventamos), por exemplo, um robô feito a imagem e semelhança nossa, eu digo que nós, eu e meu filho no espírito de criador, somos o PAI do robô por criação, então, por adoção o robô passa a ser o nosso filho, porem, já existe o meu filho unigênito que se torna primogênito tal como é ilustrado com a nação de Israel em Ex 4: 22, pois, alegoricamente a nação de Israel tipifica o primogênito Yeshua que tem alegoricamente como irmãos adotivos, outras nações convertidas a D'us, o Pai, que em conjunto com o Filho unigênito Yeshua no Espírito de criador, é o Deus que nos criou.

Se com o tempo o robô vier a estragar, e, eu e meu filho no espírito de salvador concertá-lo, então, eu e meu filho no espírito de salvador nos tornamos PAI da salvação deste mesmo robô, tal como D’us é o salvador  de Israel, pois, o Pai com o Filho no Espírito de Salvador, é o D’us que nos salvou, e por este motivo D’us assume um nome em função da atitude dEle na ocasião, e este nome é Yeshua (=Yeshua) que é a abreviação de Yehovahshua (=Jeová salvador)

Pelo simples fato de Yeshua ter dito, em Mt 23:37, que por varias vezes Ele mesmo tentou proteger orientar e resgatar o povo de Israel e foi rejeitado, fica bem claro que Yeshua esta se referindo as tentativas feitas por Ele mesmo registradas lá no Antigo Testamento, pois, até então o Novo Testamento ainda nem existia na ocasião!.

Portanto, fica claro que quem falava lá no AT com Moises em Êxodo 4:22 era Yeshua, a Palavra de D’us que se identificava como sendo D’us, o Pai da salvação de Israel, o Adonai Elohim YeHoWaH-shua. Observe:

(Mateus 23:37) - Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

Agora, com relação a estes dois versiculos:
(João 3:16) - Porque D’us amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho UNIGÊNITO...
(Colossenses 1:15) -... o PRIMOGÊNITO  de toda a criação.

Segundo A lei da primogenitura o filho herdeiro primogênito recebia na partilha dos bens porção dobrada de toda herança (Dt 21: 15-17), e, no caso em questão, Yeshua é o filho herdeiro primogênito que recebe na partilha dos bens porção dobrada de toda herança, que no caso em questão, é toda criação de D'us.

Dai vem a expressão de que Yeshua é "o primogenito de toda criação (Cl 1:15)"..Portanto, ser o primogenito de toda criação não é o mesmo que ser o primeiro filho criado de toda criação como dizem algumas pessoas mau esclarecidas.


Pois, como ato profético, Maria, tipificando a Esposa virgem de D’us (=Igreja), ficou grávida do Espírito Santo de D’us, que é D’us (Jo 4:24) na função de Esposo, dando a luz  ao UNICO filho GERADO (unigênito) de D’us (Jo 3:16), o qual se tornou posteriormente o filho herdeiro primogênito entre muitos irmãos herdeiros adotivos CRIADOS por D’us, por isso que todo primogênito macho era consagrado a D’us por Lei como um memorial desta profecia (Êx 13:2).

Assim como meu único filho é chamado de unigênito e é um ser humano como eu sou, da mesma forma Yeshua é Filho Unigênito (único filho) de D’us porque é o único que tem a mesma natureza existencial de D’us, ou seja, Yeshua é D’us geneticamente. Agora, a partir do momento que nós nos incluímos em Yeshua fazendo-nos um com Ele, nós nos tornamos herdeiros e filhos de D’us apenas por adoção, e Yeshua passa a ser o herdeiro filho primogênito. Observe:

(Romanos 8:29) - Porque os que dantes conheceram também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o PRIMOGÊNITO entre muitos IRMÃOS.

(Efésios 1:5) - E nos predestinou para filhos de ADOÇÃO por Yeshua HaMashiach, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

Veja bem, você se tornar filho adotivo de D’us por se incluir em Yeshua (no filho) e não por se incluir no Pai, ou seja, você se torna indiretamente UM com o Pai quando se faz UM com Yeshua, o Caminho, o meio, portanto, por mais que você reverencie D’us (o Pai), mas nega Yeshua como sendo o Verbo de D’us que é D’us que encarnou e habitou entre nós (como dizem as escrituras), você não passa de apenas uma criatura. Observe:

(João 17:21) - Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. (23) - Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade....


E vc, o que responderia???


Shalom!


Última edição por azzi em Ter Ago 20, 2013 10:10 am, editado 2 vez(es)

azzi

Mensagens : 27
Data de inscrição : 12/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem é o primogênito de toda criação, Yeshua ou Israel???

Mensagem por Fco Oliveira em Qui Jun 27, 2013 4:11 pm

Meu caro amigo a paz esteja contigo, respondendo a sua pergunta: nem foi Yeshua/Jesus e nem Israel; em primeiro lugar, a ideologia da Religião hoje no mundo, é uma roubada e tem como base a mentira; por que estou lhe falando isto? Simples!

Se você conhecesse bem a bíblia ou escritura hebraica, saberia que a ideologia Messiânica jamais poderia existir, diante dos Dez Mandamentos da torah!

Se o Elohim Yahweh é o Altíssimo Pai criador e que suas palavras não podem ser questionadas e são verdadeiras, com suas Leis Perpétuas, jamais este Deus/Elohim poderia enviar um outro Deus para ser adorado pelo os homens na terra!

Como se ver na crença deste falso Mashiach Yeshua, por que? Se este Ser Yahweh é o Único Deus, no Céu e na terra, como é que o amado pode pregar um outro Deus além Dele- Yahweh? Errado!!!

Se o amado pregar um único Ser doador da vida, por 3.000 anos, afirma a todos que Ele é Eterno e jamais mudará e de repente essa ideologia muda, anula toda a verdade que a este Ser foi outorgado, correto?

Mesmo que o amado pregar que Yeshua/Jesus é o Próprio Deus/Elohim dos hebreus, essa ideologia está contra a torah, que atesta que jamais o Eterno seria visto por um ser humano na terra! Pois este tal Yeshua/Jesus foi visto e abraçado por muitos.

Meu irmão, sejamos sinceros conosco mesmo, se o amado for sincero consigo mesmo, verá tudo isto em seu próprio tópico, que os dois "concertos VT e NT" não combinam, vejam os versículos que você postou, eles provam uma infinidade de contradições e mentiras, amém?

Meu amado, o maior problema do mundo hoje, chama-se: as mentiras da bíblia, pois, está provado que este livro foi fabricado por homens pedófilos, assassinos e vagabundos, que inventaram tudo isto que se ler na bíblia, para escravizar a humanidade.

Fco Oliveira

Mensagens : 147
Data de inscrição : 29/01/2010
Idade : 54
Localização : Catanduva SP.

Ver perfil do usuário http://gideoes-ccb.forumeiros.com/forum

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum