Quando Yeshua falou que só D’us é bom, ele negou ser D’us???

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quando Yeshua falou que só D’us é bom, ele negou ser D’us???

Mensagem por azzi em Seg Jul 22, 2013 10:02 am

Shalom!

Certa vez me questionaram:  

Quando Yeshua falou que só D’us é bom, ele negou ser D’us???
O que Yeshua quer dizer com isto??? Observe:


(Lucas 18: 18 e 19) – E perguntou-lhe um certo príncipe. Dizendo: Bom mestre que hei de fazer para herdar a vida eterna?. Yeshua lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é D’us.


Minha resposta foi esta:

Pessoas que não acreditam na divindade de Yeshua frequentemente usam este episódio para dizer que ele mesmo não se considerou divino. Devemos rejeitar esta interpretação por vários motivos. Considere estes fatos abaixo:

Se Yeshua tivesse negado a sua divindade neste versículo, ele teria contradito seu próprio ensinamento e conduta em outros lugares. Yeshua afirmou ser o “Eu Sou” que existia antes de Abraão (Jo 8:58,24).

Yeshua aceitou adoração, sabendo que só D’us merece ser adorado por suas criaturas (Mt 8:2; 4:10). Além das afirmações de Yeshua, outros textos do Novo Testamento mostram sua divindade (Jo 1:1; Hb 1:6; etc.)

Yeshua não negou ser bom. Outros textos também afirmam a perfeição de Yeshua que viveu sem pecado (Hb 4:15; 1 Pe 2:22) quando cumpriu sua missão de mostrar a bondade de D’us para o mundo pecador (Jo 3:16; 10:11; Rm 11:22).

A pergunta de Yeshua não serviu para negar a afirmação do jovem rico que o chamou de bom. Serviu para destacar a autoridade daquele que logo em seguida exigiria do jovem rico um sacrifício difícil. Se este jovem refletisse sobre o significado das suas próprias palavras, a confissão que Yeshua é o Bom D’us, ele não teria desculpa ao rejeitar as instruções do Senhor Yeshua.

O mesmo D’us que revelou no Antigo Testamento os mandamentos que este homem guardava a vida toda (“Não adulterarás, não matarás, não furtarás”, etc.) agora diria: “Vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me” (Lc 18:22). O jovem precisava reconhecer que estava naquele momento diante do Bom D’us.

Em outras ocasiões, Yeshua falou coisas semelhantes. Ele disse: “Ao Senhor, teu D’us, adorarás, e só a ele darás culto” (Mt 4:10), não para negar a sua divindade, e sim para negar a sugestão do diabo.

Yeshua pagou o imposto do templo, mas não negou ser Filho do dono da casa (Mt 17:24-27). Ele perguntou aos apóstolos: ”Mas vós,... quem dizeis que eu sou?” (Mt 16:15) não por causa de dúvida sobre a sua divindade, mas para chamá-los ao compromisso necessário para suportar o que viria pela frente (Mateus 16:16; cf. 16:21-26).

Agora, o fato de ser bom é uma qualidade que vem de D’us, não que ser mestre é ser mal, mas, é indispensável ter em mente, que Yeshua conhecia as intenções daquele homem (Mc 2:8; Jo 2:24). O fato é que aquele homem, naquela ocasião, não  o reconhecia que ele era de fato D’us, pois, via Yeshua como apenas um mestre, dentre muitos em Israel.

A resposta de Yeshua, como refutação, na forma de questionamento, poderia ser assim apresentada: Se eu não sou D’us, mas um outro mestre entre tantos, por que me chama de bom, já que bom é só D’us?

E Vc, o que responderia?



Shalom
.

azzi

Mensagens : 27
Data de inscrição : 12/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum