O judaísmo tradicional está correto?

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O judaísmo tradicional está correto?

Mensagem por Mashmid em Qui Jan 08, 2009 6:00 pm

O judaísmo tradicional está correto?


A Midrash de Rashi sobre Bereshit 49:10 diz:

Lo yasur shevet myhudah = Não se afastará o cetro de Yehudah: de David em diante;

Umechokekim mibein raglav = e os legisladores dentre os seus pés: são os líderes (nesim) da terra de Israel. (Os “Nesim” eram os líderes do Sinédrio, composto por 71 juízes )

Ad she yavo Shiloh = Até que venha Shilo : é o Rei Messias , que é o reino.

Velo Ik’hat ‘amim = A ele se ajuntarão os povos : a ele os gentios seguirão (elav goym idrashu).





A Midrash de Rashi diz que Shiloh é o Mashiach.


Segundo o texto de Bereshit, o cetro (Reino de Judá) não seria afastado de Yehuda e nem os legisladores dentre seus pés, até que viesse Shiloh.

Rashi diz que isso deve ser contado a partir de David, e segundo a história, Tzedekiah descendente de David, filho de Yehoyakim, foi o último rei que reinou em Judá.

O cetro se deteve em Judá até Tzedekiah, mas quando foi levado por Nevuchadenetzar para a Babilônia como escravo, o cetro (Reino) foi afastado de Judá.

Mas a profecia diz que não se afastaria o “Cetro” e os “Legisladores” até que viesse Shiloh.

Depois do retorno dos judeus à Judéia, ainda existia o Sinédrio (San’hedrim), e esses eram os Legisladores da época, e a eles eram legadas as causas de juízo do povo.

Até a destruição do Segundo templo, ainda existiam os Legisladores, mas com o exílio (galut) do povo, o Sinédrio deixou de existir.

Sendo assim, os Legisladores foram afastados dentre os pés de Yehuda.

Mas tudo isso não aconteceria antes da vinda de Shiloh (Mashiach).


Mas se tudo não aconteceria antes da vinda de Shiloh (Mashiach), como diz, “até que venha Shiloh (Mashiach)”, então, onde está Shiloh (Mashiach)?


É interessante o que diz na última parte do passuk : “ os goym o seguirão” .

Bem, acho que está na cara que o desvio do Cetro de Judá e dos Legisladores dentre seus pés já aconteceu. E a quem os gentios seguem?



Rochev al chamor (Montado sobre um jumento)

Conforme diz o texto em Zachariah :

(Zachariah 9:9) - Alegra-te muito, ó filha de Tzion; exulta, ó filha de Yerushalaim; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.

Quem é esse?

Segundo a Midrash Tanchumah Siman Alef diz: “e um jumento”, este é o Mashiach ben David, como foi dito: “Pobre e montando sobre um jumento”.

Se o teu Rei vem pobre e montado sobre um jumento, como poderia acontecer isso nos dias de hoje?

Para vocês tradicionais, não estou afirmando que o texto fale de Yeshua. Só quero levar-vos a pensar sobre o assunto de um Mashiach nos dias de hoje vindo “pobre” e “montado sobre um jumento”.


Hoje isso seria impossível de acontecer. Imagine alguém em nossos dias utilizando um jumento para locomover-se, ainda por cima “pobre”.

Uma pessoa assim seria levada a sério? Alguém respeitaria a um rei vindo pobre e montando um jumentinho?

Hoje em dia, para alguém ser considerado um suposto Mashiach, deve ocupar uma posição privilegiada, assim como aconteceu com Menachem Mendel Schneerson que foi reputado como Mashiach pelos chabadnikim.

Você acha que se não for assim alguém será levado em consideração?


Certamente dirão: “Mas isso não é literal !!!!”

Bem, todo judeu diz que não se deve interpretar Tanach sem o auxílio dos sábios talmudistas, e para afirmarmos algo devemos estar baseados no Talmud.

Então eu pergunto: Em qual trecho do Talmud vocês se apóiam para afirmar que o texto não é literal?


Última edição por Mashmid em Seg Jun 29, 2009 11:57 am, editado 1 vez(es)

Mashmid

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CONTINUAÇÃO...

Mensagem por Mashmid em Qui Jan 08, 2009 6:02 pm

Vehibitu elay et asher dakaru (E olharão para mim a quem traspassaram)

(Zachariah 12:10) - Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.


Sobre quem Prantearão segundo o Talmud nesse texto de Zachariah 12:10 ?

Sukah 52a diz que esse pranto será por causa da morte de Mashiach ben Yosef.

Mas por que Mashiach ben Yosef será morto segundo essa masechet?

Rabi Yehuda: “Para o futuro daquele que vem o trará o Bendito Seja, por causa da Yetzer hará. E sua morte é por causa dos justos e injustos.”

Por essa morte pranteará a Casa de David segundo o Talmud.

Mas quem foi traspassado? E se esse é o Mashiach, por que seria traspassado?

O próprio Talmud já diz o porquê ele seria traspassado, por causa da Yetzer hará, e sua morte é por causa de Justos e Injustos.


Ué, será que os crentes em Yeshua estão longe da verdade?

O interessante é que estão longe da verdade e próximos do Talmud.



Os crentes em Yeshua estão errados em interpretar Yeshayahu 53 como sendo o Mashiach!


Os judeus tradicionais dizem que os crentes em Yeshua estão completamente errados quando interpretam o “Servo Sofredor de HaShem” como sendo o Mashiach.

O interessante é que parece que não perceberam que os Sábios do Talmud utilizaram o mesmo Yeshayahu 53 para referenciar o Mashiach.

Ué, será que os Sábios do Talmud assim como nós estão enganados?


Masechet San’hedrim Perek 11 , 98b


Rabi Yochanan diz : Qual é o nome do Mashiach?

Em nome de Rabi Shila, diz :Shiloh é seu nome, conforme dito em Bereshit 49 – até que venha Shiloh.

Em nome de Rabi Yanai diz: Yanun é seu nome, como foi dito em Tehilim 72 : Seja o seu nome eterno, diante do Sol permanecerá (Yanun) o seu nome.

Em nome de Rabi Chaninah diz : Chaninah é seu nome , como foi dito em Yirmiahu 15 : Pois eu não vos darei perdão (Chaninah).

Há os que dizem, Menachem ben Chezikiah é seu nome, como foi dito em Eichah (Lamentações) 1: Pois afastou de mim o consolador (menachem), aquele que faz retornar a minha alma.


E Rabanan diz : Chivorah (Ferido) é seu nome, em nome de Rabi, como foi dito em Yeshayahu 53: Assim, ele levou nossas enfermidades, nossas dores as sofreu; e nós o reputamos como o Atingido, Ferido de D-us e Atormentado.



Ressaltando : Chivorah é seu nome, como é dito em Yeshayah 53:5 - ...uvachavurato nirpa lanu - em suas feridas fomos sarados. Em sua CHAVURA (ferida,lesão).


O mínimo que eu posso fazer é rir, pois como podem os judeus tradicionais desmerecerem aos Sábios do Talmud que utilizam Yeshayahu 53 para apoiar um estudo sobre o nome do Mashiach?????

Estão enganados assim com nós?

O Mashiach levou nossas enfermidades ? Mas dizer isso é uma averah!!! Como pode? RS.

O Mashiach como Atingido, Ferido de D-us e Atormentado? Como pode ? Isso é averah!!!!. RS.


O Talmud utiliza Yeshayahu 53 referindo-se ao Mashiach e por que o servo sofredor não é Israel?



Foi dito:

(Isaías 53:8 ) - Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
(Isaías 53:9) - E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.



Meotzer umimishpat lukach - Do conselho e do juízo foi tomado : “Do conselho” pois o San’hedrin não o julgou; “e do juízo foi tomado” pois não foi julgado segundo as leis judaicas, antes o entregaram para um tribunal gentílico.


Ve et doro mi yesocheach - e de sua geração quem falará : pois foi morto sem deixar descendente.

Por acaso não há descendentes a Israel? Pode o texto estar falando de Israel?


Ki nigzar meeretz hachaim - Pois foi cortado da terra dos viventes : referindo-se a sua morte.

Israel vive ou está morto?


Mipesha ‘ami nega lamo - do pecado de MEU POVO (ISRAEL) é sua aflição: a origem da aflição do Mashiach é por causa do pecado (yetzer hará) de “meu povo (Israel)”.

Como diz em suka 52a : “... por causa da Yetzer hará. E sua morte é por causa dos justos e injustos...”



Se “ELE” foi afligido por causa do pecado de Israel (meu povo), como pode esse “ELE” ser Israel?


Vaiten et-reshaim kiv’ro veet ashir bemotav – E deixou com os ímpios o seu túmulo e com o rico em sua morte

Israel morreu por causa do pecado do próprio Israel? Israel tem algum sepulcro junto com os ímpios ou está Israel na sua morte com os ricos?

Al lo CHAMAS ‘assah – por isso não fez violência: não criou guerra, não lutou e não fez violência (chamas).

Pode ser esse texto referido a Israel?

(Ezequiel 8:17) - Então me disse: Vês isto, filho do homem? Há porventura coisa mais leviana para a casa de Judá, do que tais abominações, que fazem aqui? Havendo enchido a terra de VIOLÊNCIA (CHAMAS), tornam a irritar-me; e ei-los a chegar o ramo ao seu nariz.

Certamente não se trata de Israel.


Velo MIRMAH bepiv – e nem engano em sua boca: Pois não utilizou de engano para se safar de algo ou ser acreditado.

Nunca se achou engano em Israel?

(Jeremias 5:27) - Como uma gaiola está cheia de pássaros, assim as suas casas estão cheias de engano (MIRMAH); por isso se engrandeceram, e enriqueceram;


Pode o texto estar se referindo a Israel?


Um Mashiach que morre e depois ressuscita? Isso é coisa de cristão

É interessante como os judeus tradicionais não aceitam tal idéia, pois parece uma idéia tão pagã e difícil de aceitar.

Um mashiach que morre? Como pode? E se ressuscitar então? Aí é que é coisa de goy.

Mas o interessante é o que diz o Talmud:

Sukah 52a:

תנו רבנן משיח בן דוד שעתיד להגלות במהרה בימינו

אומר לו הקב"ה שאל ממני דבר ואתן לך שנאמר (תהילים ב) אספרה אל חוק וגו' אני היום ילדתיך שאל ממני ואתנה גוים נחלתך וכיון שראה משיח בן יוסף שנהרג אומר לפניו רבש"ע איני מבקש ממך אלא חיים אומר לו חיים עד שלא אמרת כבר התנבא עליך דוד אביך שנאמר (תהילים כא) חיים שאל ממך נתתה לו וגו'

Deixem (vir) o mestre Mashiach ben David que para o futuro será revelado, brevemente em nossos dias.

Dizendo para ele o Bendito Seja: Peça algo de mim e te darei, como diz (Tehilim 2) Proclamarei o decreto...Eu hoje te fiz nascer, peça a mim e te darei uma nação por tua herança.

Depois que viu Mashiach ben Yosef que será morto diante do Nosso Mestre Criador do Universo , diz:(Eu) Não te peço nada senão a vida, respondendo a ele diz: até a vida que não disseste.

Já havia profetizado David teu pai, como foi dito: (Tehilim 21) A vida ele te pediu e tu a ele deste.


Segundo o Talmud, quando Mashiach ben David viu a morte de Mashiach ben Yossef, disse a H’ para que lhe desse a vida.

Segundo a tradição, Mashiach ben Yossef será ressuscitado, e estará junto com Mashiach ben David nos chamados “Dias do Mashiach”.


Mashiach ben Yossef UMashiach ben David

É interessante notar que o judaísmo tradicional acha que essas interpretações sobre dois messias não passa de fábula.

Eu não digo que essas interpretações são de fato realidade, mas também não digo que se trata fábula ou de interpretações sem base alguma.

Para os rabinos do Talmud falarem tal coisa, eles se basearam em textos do Tanach, não foi do nada que tiraram essas interpretações.

Será que devemos desprezar totalmente às suas interpretações?


Segundo a tradição o Primeiro Mashiach que surge é Mashiach ben Yossef, e este morre em batalha, mas depois ressuscita.

O Segundo é o Mashiach ben David que vem após Mashich ben Yossef. Esse é aquele o qual trará a paz no mundo e estabelecerá o Reino Messiânico.


Mas será que se trata realmente de dois Messias cada um com duas características, ou se trata de apenas um Messias com duas características.

Segundo a tradição o Mashiach ben Yossef reformará os utensílios do templo antes da vinda de Mashiach Ben David que trará o reino.

Mas o interessante é que diz em Zachariah:

(Zacarias 6:13) - Ele mesmo edificará o templo do Eterno, e ele levará a glória; assentar-se-á no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos os ofícios.

Será sacerdote no seu trono?

Como pode um rei da tribo de Yehuda ser Sacerdote?

Mas será que é isso mesmo?

Veja o que diz na Tosefta da Mishnah sobre a Masechet de Avot, segundo as palavras de Rabi Natan:

כיוצא בו (זכריה ד) "אלה שני בני היצהר העומדים על אדון כל הארץ" זה אהרן ומשיח ואיני יודע איזה מהן חביב. כשהוא אומר (תהלים קי) "נשבע ה' ולא ינחם אתה כהן לעולם", הוי יודע שמלך המשיח חביב יותר מכהן צדק.

Da mesma forma (Zacharia 4) Estes são os filhos do puro óleo que estão diante do Senhor de toda a terra.
Isto é, Aharon e Mashiach, e não sei qual deles é mais amado. Como diz (Tehilim 110) Jurou o Eterno e não se arrependerá, tu és sacerdote eterno; isto diz a respeito de mashiach, o mais amado do que o Sacertote de Justiça (Aharon).


Sacerdote e Rei

Segundo a ordem do sacerdócio de Aharon, o Mashiach jamais poderia ser sacerdote, pois é da tribo de Yehuda.

Em Zachariah 4 diz que ele é um dos filhos do puro óleo e é o mais amado, e em Zacharia 6 diz que ele será Sacerdote em seu trono.

Mas o que diz o final de Tehilim 110 citado anteriormente ?

(Salmos 110:4) - Jurou o Eterno, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.



O Mashiach será sacerdote eterno segundo a ordem de “Malkitzedek” e não segundo a ordem de Aharon.

A Tosefta diz que o mais amado, que é o Mashiach, é sacerdote Eterno e Zacharia diz que Mashiach será sacerdote estando no seu trono.


O que dizer?

Um único Mashiach sendo Sacerdote e Rei?

O texto deixa claro que o Mashiach une dois ofícios sendo uma única pessoa.

Como diz : “e conselho de paz haverá entre ambos os ofícios”.

No judaísmo de hoje, os judeus esperam uma única vinda e de um único Mashiach.

Mas vendo essas duas personalidades de Mashiach como sacerdote e Rei, e vendo a dois Meshichim com características diferentes e duas vindas.

Unindo a esses dois pensamentos, teríamos um Mashiach com duas vindas e duas características.

Um único Mashiach que morre e ressuscita, e depois retorna e reina , trazendo a paz em todo o mundo.

Mashiach ben Yossef e Mashiach ben David.

Yeshua ben Yossef e Yeshua ben David.



Eu vim para as ovelhas perdidas da Casa de Israel

De fato Yeshua veio apenas para as ovelhas perdidas da Casa de Israel e não aos Judeus.

Isso é mais uma coisa a qual os cristãos não sabem dividir, pois não entendem o que é “Casa de Israel” e o que é “Casa de Judá”.

Quando o texto diz “Casa de Israel”, refere-se às demais tribos que estavam afastadas de H’. Realmente eram “ovelhas perdidas”.

O próprio Yeshua diz : “(Mateus 9:12) - Yeshua, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.”

(Mateus 10:6) - Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;

(Mateus 15:24) - E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.



Sendo assim, Yeshua não veio para judeus, mas sim para os “isralim” que estavam afastados da vontade de H’.


O Mashiach retornará como Mashiach ben David para desta vez conduzir a Casa de Judá ao arrependimento e à vitória contra seus inimigos.

Como diz o texto:

(Zacarias 12:4) - Naquele dia, diz o SENHOR, ferirei de espanto a todos os cavalos, e de loucura os que montam neles; mas sobre a casa de Judá abrirei os meus olhos, e ferirei de cegueira a todos os cavalos dos povos.

(Zacarias 12:6) - Naquele dia porei os governadores de Judá como um braseiro ardente no meio da lenha, e como um facho de fogo entre gavelas; e à direita e à esquerda consumirão a todos os povos em redor, e Jerusalém será habitada outra vez no seu lugar, em Jerusalém;

(Zacarias 12:7) - E o Eterno salvará primeiramente as tendas de Judá, para que a glória da casa de Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém não seja exaltada sobre Judá.

(Zacarias 12:10) - Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.


No retorno de Mashiach a atenção de H’ será sobre a Casa de Judá, como foi dito: “...mas sobre a casa de Judá abrirei os meus olhos...”, “...E o Eterno salvará primeiramente as tendas de Judá...”.

A Casa de David faz parte da Casa de Judá.

Retorno porque diz: “...e olharão para mim a quem traspassaram...”.

E olharão para mim, a quem trapassaram : a Casa de David e os habitantes de Yerushalaim olharão para ele, a quem traspassaram.

O verbo traspassar não é “lehaavir” que é “fazer ultrapassar (um limite)”, mas sim “lidkor” que é “furar, perfurar”.


O texto deixa claro que se trata de um segundo encontro.

Quando olharem para aquele o qual traspassaram, diz o texto que pranteá-lo-ão como quem chora por um filho.

Segundo o Talmud Sukah 52a esse pranto é pelo Mashiach.

Então em sua primeira vinda Mashiach vem para a Casa de Israel, mas em sua segunda vinda para a Casa de Judá em primeiro lugar.



Síntese

Com tudo isso que foi dito, podemos concluir que:

1. Mashiach só poderia ter vindo em um tempo remoto já que Bereshit 49 deixa claro que “o cetro” e os “legisladores” só seriam afastados quando Shiloh (Mashiach) viesse, pobre e assentado sobre um jumento.

2. Visto por aqueles que o traspassaram


3. Yeshuayahu 53 não se refere a Israel e sim ao Mashiach


4. Não é pagã a idéia de um Mashiach que morre por outros e ressuscita.


5. Um mashiach com duas características, e ainda é Rei é Sacerdote


6. Duas vindas, primeiro à casa de Israel e depois à casa de Judá.


7. Um reencontro com aqueles que o traspassaram

Mashmid

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