A PALAVRA "ELOHIM" É PLURAL! E DAÍ?

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A PALAVRA "ELOHIM" É PLURAL! E DAÍ?

Mensagem por Mashmid em Qui Jul 23, 2009 8:10 pm

Shalom a todos!

Creio que já devem estar cansados de saber que a palavra “elohim” significa “poderes, forças, autoridades, etc”.

Mas, ainda assim, há trinitarianos que se apóiam no plural da palavra “elohim” para afirmarem a idólatra trindade, e também o unicismo, o último é um modo mais ameno de idolatria.


Todos já estão cansados de saber que os juízes, os anjos, D-us e deuses são chamados de “elohim” nas escrituras.

Os povos antigos de origem idólatra tinham cada um o seu “elohim” no sentido de um “deus”.


Cada povo tinha sua crença em seu "deus", e cria que “os poderes/forças” naturais eram regidos por seu "deus" , e esses “poderes” são "elohim" .


Mas , sabemos que há um único D-us que domina a todos os poderes, por isso o chamamos de Todo-Poderoso.

Os anjos têm os seus poderes, mas não são todo-poderosos, e também os juízes tinham os seus poderes, de julgar e condenar às pessoas, e ambos são chamados de “elohim” na Torah.

Apenas um único ser detém todos os poderes do universo, e esse ser é H’.


Mas, a palavra “elohim” sendo plural deve ser entendida como deuses?

Por diversas vezes falamos que “elohim” não pode ser interpretada como na ideologia grega da palavra “theós”, mas , mesmo assim as pessoas batem na mesma tecla.

Outro termo traduzido como “D-us” é a palavra “El” do hebraico, que tem significado semelhante ao termo “elohim”.

Bem, mas, para provar que os triteístas interpretam errado, irei postar alguns textos que desmentem essas afirmações.

Não vou nem citar textos nos quais a palavra “elohim” é usada para homens e anjos; Pois acredito que já estão saturados de tanto ver isso.

Veremos como essa palavra plural é utilizada nos textos do Tanach.


O termo El


Se a palavra “elohim” deve ser entendida como prova de uma trindade só por estar no plural, então como a palavra “El” deve ser utilizada?


O plural do termo “El” é “Elim” .


Nesse caso, o termo “El” também deveria se referir a essa trindade utilizando-se do plural, então, por que o termo “El” não está no plural?

No Tanach o termo “El”, quando utilizado a “D-us”, sempre é utilizado no singular, e nunca no plural.

Só encontramos o termo “El” no plural quando é utilizada para designar o plural para outras potestades (humanas ou não).


(Isaías 57:5) - Que vos inflamais com os deuses (elim) debaixo de toda a árvore verde, e sacrificais os filhos nos ribeiros, nas fendas dos penhascos?

(Salmos 29:1) - DAI ao Eterno, ó filhos dos poderosos (elim), dai ao Eterno glória e força.

(Salmos 89:6) - Pois quem no céu se pode igualar ao Eterno? Quem entre os filhos dos poderosos (elim) pode ser semelhante ao Eterno?

(Daniel 11:36) - E este rei fará conforme a sua vontade, e levantar-se-á, e engrandecer-se-á sobre todo deus; e contra o D-us (El) dos deuses (elim) falará coisas espantosas, e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito.



Todos os outros textos que nos quais o termo “El” é utilizado a se referir a D-us, sempre estão no singular.

São inúmeros textos, e leitura se tornaria muito cansativa se postarmos aqui esses textos.

Se “elohim” por ser plural é o motivo para se afirmar a uma trindade, então por que o termo “El” não é utilizado no plural?

Pois, se o “elohim” no plural é usado para provar a trindade, o termo “El” também deveria ser usado no plural, e em nenhum texto isso acontece.

Por que não vemo escritos “Elim Shaday”, “Elim ‘elionim” , “Elim hachaim veroeini” ?

O termo “El” não deveria estar no plural para definir a trindade?



Elohim, o termo usado para um deus


Bem, se o termo “elohim” define a uma trindade, por que será que o mesmo termo é utilizado para uma única “divindade”?

No tanach são citados alguns deuses dos povos, entre esses, K’mosh, Dagon , Z’vuv e Molech.

Na maioria dos casos, encontramos o termo “elohei” que é a contração no genitivo da palavra “elohim”.

O termo “elohei” significa “potestades de...”, sendo traduzido como “deus de...”.

elohei” está no plural, e mesmo estando no plural é utilizada para designar a apenas uma única “divindade”.

No Tanach vemos a contração no genitivo “elohei” sendo agregada a sufixos pronominais.

Ex: eloheinu, eloheihem, eloheichem, etc.

Alguns textos que utilizam a contração “elohei” no Tanach:


(II Reis 1:2) - E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros, e disse-lhes: Ide, e perguntai a Baal-Zebube, deus de (elohei) Ecrom, se sararei desta doença.

(I Crônicas 10:10) - E puseram as suas armas na casa do seu deus (eloheihem), e a sua cabeça afixaram na casa de Dagom.


(I Samuel 5:7) - Vendo então os homens de Asdode que assim foi, disseram: Não fique conosco a arca do Deus de Israel; pois a sua mão é dura sobre nós, e sobre Dagom, nosso deus (eloheinu).


Então podemos ver que o plural “elohim” é utilizado para uma única “divindade”.


O termo “elohei” que é contraído, significa exatamente “elohim shel”, que é traduzido como “deus de”.

O hebraico antigo, diferentemente do hebraico moderno, usa e abusa de contrações, semelhante a idiomas parentes do hebraico, como exemplo, o idioma árabe.



Bem, mas vejamos mais um texto.


Quando Eliahu disputa com os sacerdotes de Baal-Z’vuv, uma divindade de Ecron, diz a escritura que Eliahu zombava deles.


Eliahu dizia: “Clamai em altas vozes, porque ele é um deus;“


A frase em hebraico “ki elohim hu (porque ele é um deus)” foi utilizada a Baal-Z’vuv, uma única “divindade”.

Mas, se Baal-Z’vuv é apenas um deus, por que então está escrito no plural “elohim” ?


É utilizado o plural “elohim” a Baal-Z’vuv, porque acreditava-se que ele dominava aos poderes naturais.



Mas, aí é que está o ápice da questão, pois, se o termo plural “elohim” alude a uma trindade, então, por que o termo plural “elohim” é usado a Baal-Z’vuv sendo ele apenas uma única “divindade”?


Viram a incoerência de quem apóia que “elohim” se refere a uma trindade????


Se Baal-Z’vuv é apenas um único "deus", por que o plural “elohim” é utilizado a ele?



Meus amigos, eu digo e repito, a teoria da trindade é ridícula, não passa de argumentos furados e inconsistentes.

Mashmid

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