USO E COSTUME DOS JUDEUS!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

USO E COSTUME DOS JUDEUS!

Mensagem por Fco Oliveira em Sex Dez 17, 2010 9:15 am



TEMOS MUITAS DÚVIDAS SOBRE O USO E COSTUME DO POVO DE YASHORUL, COMO O KIPÁ, O VÉU, O OSCULO SANTO, O LAVA PÉS, A SANTA CEIA, O CORTE DE CABELO DOS HOMENS E DAS MULHERES!

Algum dos debatedores que conhece bem a cultura judaica, nos poderiam ajudar em algumas destas questões, se os judeus estão ainda nos dias de hoje cumprindo tudo isto que vemos na bíblia ou se eles simplesmente aboliram estas práticas do seu cotidiano:

1- o uso do kipá é obrigatório ou foi abolido com a carta de Shaul hashaliach? Que o home não deve cobrir a cabeça quando orar, pois é a imagem do Soberano Criador. I Cor. 11;4. Re-

2- o uso do véu por parte das mulheres é obrigatório ainda nos dias de hoje em Yashorul ou foi abolido com o passar dos tempos, pois, é uso e costume e não doutrina ou lei. I Cor. 11;5. Re-

3- o ósculo santo que era costume em toda a História do povo hebreu, com a carta de Shaul, esta prática se intencificou; como os judeus estão cumprindo este decreto hoje, obrigatório ou foi abolido com o passar do tempo? Rom. 16;16. Re-

4- o costume de lavar os pés uns dos outros no judaismo era regra de boa civilisação e de hospitalidade, segundo os registros que vemos na bíblia; como os judeus de hoje, cumprem este assunto? Lucas 7;44. Re-

5- sabemos que o Messias tomou a última páscoa com os seus discípulos Lucas 22;7 ao 17 e os deu o modelo da santa ceia, na leitura do têxto, vemos que a ceia ensinada na bíblia é simbólica e tem mais a ver com o partir o pão do que o comer do pão e beber o vinho (a ceia canibalistica foi introduzido na bíblia pelos os pagãos no lugar da original);

Hoje, as igrejas evangelicas seguindo a doutrina canibalistica da ICAR, fazem a ceia canibalistica: comem "carne e bebem sangue humano" do seu messias na dia da ceia (a CCB Congregação Cristã no Brasil enterra até os restos do pão como se fosse carne e do vinho como se fossem sangue), sendo que a semântica do assunto é simbólico: como os judeus cumprem esta determinação da ceia hoje? I Cor. 11;17 ao 34. Re-

6- o modo mais correto da oração ensinada na bíblia pelo o Messias é de joelho dobrado Lucas 2;41, como os judeus hoje fazem as suas orações: é com os rosto em terra, como vemos nas senas de tvs ou é simplesmente de joelhos dobrados como os evangelicos? Re-

7- como este povo, judeus, lhe dão com uma igreja e sua doutrina, como a CCB (Congregação Cristã no Brasil) que chegou recente em Yahushalaim; será se um judeu e sua família aceitaria a doutrina trinitáriana da CCB, com o seu véu, o ósculo santo, a sante ceia canibalistica, a oração de joelho dobrado, orando ao seu Deus SENHOR em Nome de Jesus Cristo? Re-

8- o corte do cabelo dos homens, como fica diante do cabelo compridos dos judeus de hoje? Re-

9- e das mulheres, na bíblia não especifica o tamanho do cabelo da mulher, se grande ou médio: é permitido o corte do cabelos das mulheres ou não? Re-

Contamos com a cooperação de todos, as suas respostas são fundamentais para ajudar um montão de gente confusas como os evangelicos. Yahuh seja louvado.

Fco Oliveira

Mensagens: 143
Data de inscrição: 29/01/2010
Idade: 52
Localização: Catanduva SP.

Ver perfil do usuário http://gideoes-ccb.forumeiros.com/forum

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: USO E COSTUME DOS JUDEUS!

Mensagem por Mashmid em Seg Dez 20, 2010 5:02 pm

Shalom Fco!


Bem, não vou comentar o que penso, mas, apenas o que há no judaísmo.


1- o uso do kipá é obrigatório ou foi abolido com a carta de Shaul hashaliach? Que o home não deve cobrir a cabeça quando orar, pois é a imagem do Soberano Criador. I Cor. 11;4.

Re- Bem, judeus não crêem no NT, então, somente isso já seria o suficiente. Mas, a Kipah não cobre a cabeça, nem 50% da cabeça fica coberta com a kipah. O que cobre à cabeça é o talit, portanto a kipah não entraria nesta discussão. Quanto ao talit, é um mandamento da Torah, então, utilizam esse "manto" com as "tzitziot" para o cumprimento dessa mitzvah. Então, para um judeu, mesmo ao que crê em Yeshu, Paulo não é nada quando comparado à Torah.



2- o uso do véu por parte das mulheres é obrigatório ainda nos dias de hoje em Yashorul ou foi abolido com o passar dos tempos, pois, é uso e costume e não doutrina ou lei. I Cor. 11;5.

Re- Em Israel, as mulheres são obrigadas a usarem o véu apenas em sinagogas ortodoxas, e para o judeu, a Torah não é somente a Torah escrita, mas, também a Torah she be'al peh.


3- o ósculo santo que era costume em toda a História do povo hebreu, com a carta de Shaul, esta prática se intencificou; como os judeus estão cumprindo este decreto hoje, obrigatório ou foi abolido com o passar do tempo? Rom. 16;16.

Re- O tal ósculo não é um mandamento da Torah, e não é praticado no meio judaico como um costume ou mandamento, não é utilizado no meio judaico.


4- o costume de lavar os pés uns dos outros no judaismo era regra de boa civilisação e de hospitalidade, segundo os registros que vemos na bíblia; como os judeus de hoje, cumprem este assunto? Lucas 7;44.

Re- Isso não era costume nem na época de Yeshu , era prática da seita essênia, mas, nunca foi uma prática do povo judeu. E de maneira alguma é praticada no meio judaico.


5- sabemos que o Messias tomou a última páscoa com os seus discípulos Lucas 22;7 ao 17 e os deu o modelo da santa ceia, na leitura do têxto, vemos que a ceia ensinada na bíblia é simbólica e tem mais a ver com o partir o pão do que o comer do pão e beber o vinho (a ceia canibalistica foi introduzido na bíblia pelos os pagãos no lugar da original);

Hoje, as igrejas evangelicas seguindo a doutrina canibalistica da ICAR, fazem a ceia canibalistica: comem "carne e bebem sangue humano" do seu messias na dia da ceia (a CCB Congregação Cristã no Brasil enterra até os restos do pão como se fosse carne e do vinho como se fossem sangue), sendo que a semântica do assunto é simbólico: como os judeus cumprem esta determinação da ceia hoje? I Cor. 11;17 ao 34.

Re- Bem, judeus não comemoram nenhum tipo de cerimônia chamada "santa-ceia" , e Yeshu de maneira alguma seria comemorado entre os judeus.

Na verdade, o texto diz que Yeshu não comemorou o pessach, já que a festa de pessach não havia nem chegado, segundo o texto, ele morreu no dia da preparação que caiu antes de Shabat hagadol, ou seja, ele morreu na véspera de véspera de pessach, e nem chegou a comemorar pessach.

Se ele comemorou, então, transgrediu a Mitzvah que ordena que Pessach fosse comemorada em Leil-Pessach que cai no dia 15 de Nissan.




6- o modo mais correto da oração ensinada na bíblia pelo o Messias é de joelho dobrado Lucas 2;41, como os judeus hoje fazem as suas orações: é com os rosto em terra, como vemos nas senas de tvs ou é simplesmente de joelhos dobrados como os evangelicos?

Re- Nem um e nem outro, judeus não rezam de rosto em terra e muito menos de joelhos dobrados. Na antiguidade rezavam de joelhos dobrados, mas, para se diferenciar dos idólatras, abandonaram a genuflexão e passaram a rezar de pé.

Apenas uma seita judaica chamada de Karaitas (Karaim) , ainda rezam deitados de bruços, como se fazia na época do templo.



7- como este povo, judeus, lhe dão com uma igreja e sua doutrina, como a CCB (Congregação Cristã no Brasil) que chegou recente em Yahushalaim; será se um judeu e sua família aceitaria a doutrina trinitáriana da CCB, com o seu véu, o ósculo santo, a sante ceia canibalistica, a oração de joelho dobrado, orando ao seu Deus SENHOR em Nome de Jesus Cristo?

Re- De maneira alguma. Para o judeu isso é 'Avodah Zarah, é o mesmo que rezar a uma estátua, e qualquer judeu que aceitar tal religião será um boged(traidor).

8- o corte do cabelo dos homens, como fica diante do cabelo compridos dos judeus de hoje?

Re- Judeus usam cabelos curtos ou compridos, não existe nenhum costume ou mitzvah quanto o corte de cabelos, a não ser que se fale sobre Peiot , que são os cantos do cabelo, pois, os chassidim não cortam seus Peiot.

9- e das mulheres, na bíblia não especifica o tamanho do cabelo da mulher, se grande ou médio: é permitido o corte do cabelos das mulheres ou não?

Re- É permitido no judaísmo. Bem, na verdade até no NT é permitido, o problema é que o pessoal não entende nem o que lê. Paulo diz que se a mulher não quisesse usar o véu, deveria tosquiar-se (cortar rente) ou rapar-se. Então, o texto mesmo já diz que a mulher que não usasse o véu, deveria cortar o cabelo. Se para a mulher (somente para ela) fosse vergonhoso rapar-se ou tosquiar-se, então, usaria o véu. Mas, no final do comentário, ele mesmo diz que não tinham esse costume. Como o próprio texto já diz, não é mandamento e sim costume.

Mashmid

Mensagens: 241
Data de inscrição: 11/12/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

OI MASHMID

Mensagem por Mamari007 em Qua Jan 12, 2011 12:28 am

OLÁ , MEU CARO MASHMID EU QUERIA DIZER QUE TENHO APRENDIDO MUITO COM VC EMBORA NAO CONCORDE EM ALGUMAS COISAS, MAS ENFIM CHEGANDO LOGO AO ASSUNTO RSRS QUERIA SABER REALMENTE EM QUE VC ACREDITA.EU LI AS REGRAS DO FÓRUM E ACHEI ATE LEGAL MAS PARECE QUE QUANDO VOCE POSTA ALGUMAS COISAS VOCE SE CONTRADIZ, NAO SEI SE É POR ORGULHO OU SE É UM NEURÓTICO COMO O TAL FRANCISCO MAS ENFIM VC SE CONTRADIZ SABIA DISSO VOU TE DAR UM EXEMPLO QUE SEI QUE PESSOAS COMO VC PRECISA DE PROVAS.BOM VAMOS LÁ!!!!!!!!!O TAL DO FCO TINHA POSTADO UM ARTIGO PROVANDO A EXISTENCIA DE DEUS E VC DIZIA QUE DESMENTIRIA E ATE USOU DE SARCASMO DIZENDO QUE A BIBLIA ERA UM CONTO DE FADAS E TAL.PUXA PENSEI QUE VC CRIA EM DEUS, AAAAA MAS EU SEI QUE VC PODE RESPONDER POR ORGULHO QUE NAO PRECISA LER A BIBLIA PARA CRER EM DEUS NÉ, MAS ENFIM VC ENTENDEU.
NAO ESTOU DIZENDO ISSO PARA DEFENDER O TAL DO FRANCISO DE FORMA ALGUMA EU DISCORDO DE MUITAS COISAS QUE ELE DIZ.
OK ERA SO ISSO FICA COM DEUS!!!!!!!!

Mamari007

Mensagens: 21
Data de inscrição: 11/01/2011
Idade: 28
Localização: SAO JOAO CITY

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: USO E COSTUME DOS JUDEUS!

Mensagem por Fco Oliveira em Qua Jan 12, 2011 3:45 pm

Na regra do forum ficou bem claro, que, se cada um debatedor quer falar com outro, use a mensagem privada... Se o amigo quer falar comigo ou com outro debatedor do forum, use o recurso que o site tem para esse diálogo, mais não vamos distorcer o assunto de cada tópico. Esse aqui é sobre o "Uso e Costumes dos judeus", então não faça isto novamente, que fica muito dificil.

Fco Oliveira

Mensagens: 143
Data de inscrição: 29/01/2010
Idade: 52
Localização: Catanduva SP.

Ver perfil do usuário http://gideoes-ccb.forumeiros.com/forum

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: USO E COSTUME DOS JUDEUS!

Mensagem por Mashmid em Sex Jan 14, 2011 3:45 pm

Olá Mamari!

Bem, não vou responder neste tópico, pois, como o Fco já disse, se trata de usos e costumes.


Mashmid

Mensagens: 241
Data de inscrição: 11/12/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum